Marcelo Segregio
CLÍNICA Médica
CRM 50662 RS
RQE 44689
VITAMINA D DIRETRIZES TERAPÊUTICAS ATUALIZADAS ENDOCRINE SOCIETY
BOSTON EUA 2024
por Marcelo Segregio
01/07/2024
No último mês ocorreu em Boston nos Estados Unidos o Endocrine Society um dos congressos mais repeitados da especialidade de endocrinologia do mundo e um dos pontos altos e também polêmicos do evento foi a atualização das diretrizes terapêuticas para uso de Vitamina D.
Os pontos mais polêmicos, mas que nos ajuda a nortear como conduzir o seguimento dos pacientes são em relação as faixas etárias para suplementação.

Os pontos mais polêmicos, mas que nos ajuda a nortear como conduzir o seguimento dos pacientes são em relação as faixas etárias para suplementação.
Pacientes de 0 a 18 anos não tem indicação de dosagem sérica de Vitamina D e a suplementação deve ser empírica objetivando a prevenção do raquitismo e redução da incidência de infecções respiratórias.
Pacientes de 18 até 74 anos não tem indicação nem de dosagem, tampouco suplementação.
Pacientes de 75 anos ou mais não tem indicação de dosagem sérica de Vitamina D e a suplementação deve ser empírica objetivando a redução de mortalidade.
Pacientes com a condição de pré-diabetes podem se beneficiar da suplementação com vitamina D demonstrando uma redução na evolução da condição de pré-diabetico para a diabetes mellitus tipo 2.
Também outra coisa importante mencionar que recentemente foi orientado a mudança no modo de suplementação sendo que ela sendo feita diariamente é mais efetiva que semanalmente. Em casos que o paciente tem pouca aderência pode se optar por manter a suplementação semanal, mas sabendo que ela é menos eficaz do que a realizada diariamente.